Entre os dias 16 e 18 de junho, a Abadia de Santa Cruz, em Itaporanga (SP), teve a alegria de sediar o 17º Capítulo da Congregação Brasileira dos Cistercienses. O encontro reuniu os superiores maiores de todas as comunidades cistercienses do Brasil, além de delegados e convidados.
Estiveram presentes o Abade Geral da Ordem Cisterciense, Dom Mauro-Giuseppe Lepori, e o Procurador Geral, Pe. Lluc Torcal, oriundos de Roma (Itália). Participaram também: Dom Luís Alberto, Prior-Administrador da Abadia de Itatinga (SP); Madre Conceição Borges, Abadessa de Itararé (SP); Madre Verônica Negrizoli, Abadessa do Mosteiro de Santa Cruz do Monte Castelo (PR); Madre Elisabeth, Abadessa de Campo Grande (MS); e Pe. Antônio José Souza, Prior-Administrador da Abadia de Jequitibá (BA).
O encontro contou ainda com a honrosa presença de Dom Paulo Celso Demartini, Abade da Abadia de São José do Rio Pardo (SP), e do Pe. Guilherme Souza, Prior-Administrador da Abadia de Claraval (MG).
O Capítulo da Congregação é realizado a cada três anos e tem como finalidade promover a comunhão entre as comunidades, atualizar a situação geral da Congregação, tratar de assuntos administrativos e discutir os principais desafios que se apresentam à vida cisterciense em nosso país.
Na mesma ocasião, Dom Bento Gonçalves de Oliveira, Abade de Itaporanga, foi eleito como o novo Abade Presidente da Congregação Brasileira dos Cistercienses.
Que, pela intercessão de São Bernardo de Claraval, nossa Ordem continue a crescer em número e em graça diante de Deus e dos homens.
Deo gratias!