No domingo, dia 30 de junho, transferência da Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos, nossa comunidade monástica reuniu-se na sala capitular para celebrar um momento de grande importância e alegria para nós: o noviciado de Ir. Davi e Ir. Gregório Maria, dois homens da diocese de Lorena, que, após um ano de experiência interna junto à nossa comunidade, com os corações repletos de fé e esperança, iniciaram na vida religiosa.
O postulantado é uma etapa de um ano em que os aspirantes adentram o mosteiro e residem na clausura com os monges com o fim de fazer uma experiência. Esse período, que pode ser estendido até dois anos, tem o objetivo de proporcionar um entendimento mais profundo da vida monástica e permitir que a comunidade os conheça melhor. Ao término do postulantado, se os postulantes desejam se tornar monges e, se aprovados, são então admitidos a um período de dois anos de preparação e provação para a emissão dos primeiros votos monásticos.
Os Noviços
Irmão Davi, nascido João Paulo Gonçalves Moreira da Silva, em 14 de junho de 1989, é natural de Lorena, São Paulo, onde trabalhava em uma loja de materiais hidráulicos e elétricos e participava assiduamente do Santuário São Benedito. Após conhecer a comunidade de Itaporanga, por intermédio de um familiar seu, amigo do mosteiro, iniciou seu período de experiência em 2023. Passado um ano, tendo concluído o seu postulantado, recebeu o nome de Irmão Davi em honra a São Davi de Himmerod, monge cisterciense de nossa casa mãe, cuja festa litúrgica é celebrada a 11 de dezembro.
Irmão Gregório Maria, nascido Marcos Alexandre Ramos, em 23 de fevereiro de 1981, é natural de Areias, São Paulo, onde atuou na área agrícola e também na área de construção civil. Após uma experiência junto à Fraternidade Monástica dos Irmãos de Nazaré, sob a direção de Frei Osmar Cavaca, onde adquiriu uma boa base de vivência de fé, conheceu a comunidade cisterciense de Itaporanga, ingressando em 2023. Em Itaporanga, após ter concluído seu período de experiência no postulantado, recebeu o nome de Irmão Gregório Maria em honra a São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja, cuja festa litúrgica é celebrada a 3 de setembro.
Uma Chamado à Santidade
A partir deste dia, os Irmãos Davi e Gregório Maria iniciam uma nova etapa em suas vidas. Dedicando-se inteiramente à oração, ao trabalho e à vida comunitária, conforme a Regra de São Bento e os elementos próprios da Ordem Cisterciense, viverão um tempo de profunda formação espiritual e de crescimento na fé, onde aprenderão mais sobre os valores cistercienses, os votos monásticos e a vivência dos conselhos evangélicos.
Nossa comunidade, vendo os esforços dos Irmãos Davi e Gregório Maria para corresponderem ao chamado de Deus, celebrou o rito de admissão com profunda esperança, confiante de que, sob a orientação do Abade e o exemplo de São Davi de Himmerod e São Gregório Magno, eles possam seguir firmes na Escola do Serviço do Senhor, até que, moldados segundo o Evangelho, venham a se tornar um sinal vivo do Reino de Deus.
Rezemos em suas intenções!