Início

Noviciado de Ir. Davi e Ir. Gregório Maria

No domingo, dia 30 de junho, transferência da Solenidade de São Pedro e São Paulo, apóstolos, nossa comunidade monástica reuniu-se na sala capitular para celebrar um momento de grande importância e alegria para nós: o noviciado de Ir. Davi e Ir. Gregório Maria, dois homens da diocese de Lorena, que, após um ano de experiência interna junto à nossa comunidade, com os corações repletos de fé e esperança, iniciaram na vida religiosa.

O postulantado é uma etapa de um ano em que os aspirantes adentram o mosteiro e residem na clausura com os monges com o fim de fazer uma experiência. Esse período, que pode ser estendido até dois anos, tem o objetivo de proporcionar um entendimento mais profundo da vida monástica e permitir que a comunidade os conheça melhor. Ao término do postulantado, se os postulantes desejam se tornar monges e, se aprovados, são então admitidos a um período de dois anos de preparação e provação para a emissão dos primeiros votos monásticos.

Os Noviços

Irmão Davi, nascido João Paulo Gonçalves Moreira da Silva, em 14 de junho de 1989, é natural de Lorena, São Paulo, onde trabalhava em uma loja de materiais hidráulicos e elétricos e participava assiduamente do Santuário São Benedito. Após conhecer a comunidade de Itaporanga, por intermédio de um familiar seu, amigo do mosteiro, iniciou seu período de experiência em 2023. Passado um ano, tendo concluído o seu postulantado, recebeu o nome de Irmão Davi em honra a São Davi de Himmerod, monge cisterciense de nossa casa mãe, cuja festa litúrgica é celebrada a 11 de dezembro.

Irmão Gregório Maria, nascido Marcos Alexandre Ramos, em 23 de fevereiro de 1981, é natural de Areias, São Paulo, onde atuou na área agrícola e também na área de construção civil. Após uma experiência junto à Fraternidade Monástica dos Irmãos de Nazaré, sob a direção de Frei Osmar Cavaca, onde adquiriu uma boa base de vivência de fé, conheceu a comunidade cisterciense de Itaporanga, ingressando em 2023. Em Itaporanga, após ter concluído seu período de experiência no postulantado, recebeu o nome de Irmão Gregório Maria em honra a São Gregório Magno, papa e doutor da Igreja, cuja festa litúrgica é celebrada a 3 de setembro.

Uma Chamado à Santidade

A partir deste dia, os Irmãos Davi e Gregório Maria iniciam uma nova etapa em suas vidas. Dedicando-se inteiramente à oração, ao trabalho e à vida comunitária, conforme a Regra de São Bento e os elementos próprios da Ordem Cisterciense, viverão um tempo de profunda formação espiritual e de crescimento na fé, onde aprenderão mais sobre os valores cistercienses, os votos monásticos e a vivência dos conselhos evangélicos.

Nossa comunidade, vendo os esforços dos Irmãos Davi e Gregório Maria para corresponderem ao chamado de Deus, celebrou o rito de admissão com profunda esperança, confiante de que, sob a orientação do Abade e o exemplo de São Davi de Himmerod e São Gregório Magno, eles possam seguir firmes na Escola do Serviço do Senhor, até que, moldados segundo o Evangelho, venham a se tornar um sinal vivo do Reino de Deus. 

Rezemos em suas intenções!

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.