No dia, 26 de janeiro, na solenidade de nossos santos pais fundadores – São Roberto, Santo Alberico e Santo Estêvão –, nossa comunidade se reuniu com grande alegria na Igreja Abacial para celebrar a emissão dos votos temporários do Irmão Guerrico Nicola, que aconteceu dentro do Ofício Divino, marcando um momento profundamente significativo para nossa comunidade e para o próprio Ir. Guerrico.
Irmão Guerrico, nascido Marcos Henrique Nicola, nasceu em 13 de outubro de 1993, na cidade de São Paulo, mas vivia em Ibitinga – SP antes de discernir sua vocação monástica. Ele cursou por alguns anos engenharia elétrica, mas deixou a formação para ingressar como seminarista na Diocese de São Carlos, onde concluiu o curso de filosofia. Em 2021, sentindo-se chamado à vida religiosa, encontrou nossa comunidade por meio das redes sociais e, em dezembro do mesmo ano, ingressou como postulante. Após um ano de formação inicial, foi admitido no noviciado no dia 12 de dezembro de 2022, recebendo o nome de Ir. Guerrico, em honra ao Beato Guerrico de Igny, abade de nossa Ordem. Agora, transcorridos dois anos de noviciado, conforme previsto em nossas Constituições, ele foi aprovado pela comunidade para emitir os votos temporários de obediência, conversação dos costumes (ou seja, viver como monge, que inclui pobreza e castidade) e estabilidade no mosteiro. Os votos temporários têm duração de três anos e podem ser renovados, mas sem exceder o período máximo de nove anos, conforme o direito canônico.
A profissão temporária é a última etapa antes da profissão solene, na qual o irmão se consagra definitivamente a Deus como monge. Rezemos para que Deus continue a abençoar o Irmão Guerrico em sua vocação, dando-lhe fortaleza e perseverança. E que, seu exemplo, inspire muitos outros jovens a corresponderem ao chamado de Deus à vida monástica em nossa comunidade.
DEO GRATIAS!