Dom Abade

Dom Abade Bento de Oliveira 1
Dom Abade
Dom Bento (nascido Rubens José) Gonçalves de Oliveira é natural de Itaporanga (bairro Santo Antônio), mas nasceu em Riversul – SP no dia 15 de março de 1976, sendo filho de Antonio Gonçalves de Oliveira e Benedita Evangelista de Oliveira. Estudou nas escolas itaporanguenses E. E. Professor Octavio de Almeida Bueno no Bairro Santo Antonio, e na E. E. Epitácio Pessoa; posteriormente também o supletivo no Colégio Objetivo.
 
Ingressou no Mosteiro no dia 3 de janeiro de 1997, entrando no postulantado a 14 de janeiro do mesmo ano. No dia 26 de janeiro de 1998 ingressou no noviciado, recebendo o nome de Bento, em honra a São Bento (onomástico a 11 de julho). Emitiu seus primeiros votos de Obediência, Conversação dos Costumes e de Estabilidade no dia 6 de fevereiro de 1999, e a Solene no dia 26 de janeiro de 2003. Cursou Filosofia e Teologia na Faculdade de São Bento, no mosteiro beneditino do Rio de Janeiro, onde residiu de 2001 a 2007, a pedido do II Abade de Itaporanga, Dom Estevam Stork. Também fez o Curso de Formação Monástica em Roma nos anos de 2003, 2004 e 2005. Em 2005 fez também um curso de arquivista em São Paulo, uma vez que exercera esse trabalho em sua estadia na Casa Generalícia em Roma, a pedido do então Abade Geral Dom Mauro Esteva. Foi ordenado diácono no dia 16 de dezembro de 2007 por Dom José Moreira de Melo, Bispo de Itapeva – SP, e no dia 1 de agosto de 2009 foi ordenado sacerdote por Dom Orani João Tempesta, Arcebispo do Rio de Janeiro e também monge cisterciense (Abade emérito de São José do Rio Pardo – SP).
 
Desde 2008 exerce importantes trabalhos na fazenda do Mosteirinho de São José, que é propriedade dos Cistercienses, no cultivo de soja e da bovinocultura leiteira, de onde os monges tiram a sua subsistência. Foi nomeado pároco da Paróquia de São João Batista em 2011 pelo III Abade de Itaporanga, Dom Luis Alberto Ruas Santos, permanecendo neste ofício até 2013. Em 2018 é renomeado pároco pelo IV Abade de Itaporanga, Dom Celso Lourenço de Oliveira. E a 7 de março de 2022, é eleito pela comunidade como o seu V Abade do Mosteiro sendo o primeiro paulista a ocupar este ofício desde a sua fundação. Sua bênção abacial ocorreu no dia 2 de julho de 2022, e foi ministrada pelo Rev. Dom Mauro-Giuseppe Lepori, Abade Geral da Ordem Cisterciense.

Este site utiliza cookies para garantir que você tenha uma melhor experiência de navegação. Saiba mais em nossa Política de Privacidade.